7 Ideias para curtir o Rio de Janeiro nas férias com a criançada

Crianças em casa são sinônimo de muita diversão ou daquela bagunça, não é mesmo? Por isso, neste período de férias, quando a energia delas está a todo vapor, vale a pena criar um roteiro de atividades e passeios em família para que elas gastem o máximo de energia e, é claro, tenham momentos especiais não só para elas, mas para toda a família. Mas, aonde levar as crianças para passear no Rio de Janeiro? 

Para os pequenos residentes da cidade maravilhosa, passeios tradicionais, como ir à praia, andar de bicicleta, apesar de serem atividades muito divertidas, podem acabar ficando repetitivas, e as crianças, o que mais gostam, com certeza, é novidade! 

Por isso, neste conteúdo, nós, da Alpha Driver, sua companheira nos melhores passeios, oferecendo transporte executivo no RJ e passeios turísticos, vamos trazer 7 dicas de atividades e lugares para visitar na Cidade Maravilhosa, com seus filhos, sobrinhos, netos, afilhados, enfim, toda a criançada! Vamos lá? 

BioParque do Rio 

O BioParque do Rio de Janeiro, localizado na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, com certeza é uma ideia incrível de passeio em família e que não tem erro! Isso porque não há criança que não goste de natureza e de conhecer os animais, e o BioParque junta tudo isso, e ainda é um passeio educativo. Durante o passeio, as crianças podem se aproximar dos animais de fazenda, como galinhas, porquinhos, vacas, cabras, e até alimentá-los sob supervisão dos guias do parque.

Durante o passeio, também é possível participar de outras atividades lá dentro, como o passeio de barquinho, que dá para levar toda a família. Do passeio de barco, é possível navegar pelos lagos do parque e ter uma visão de outro ângulo dos animais. Outro ponto de destaque do passeio é a Passarela Savana, que passa por cima do lago, sendo possível avistar lá de cima os animais.

Para visitar o BioParque, o visitante pode comprar os ingressos pelo site ou na própria bilheteria do local; contudo, o valor junto com o passeio de barco é diferenciado. Dentro do zoológico, também existem restaurantes, tirolesa, boulevard histórico, com o estábulo que era usado pela família imperial e outros acervos do Museu Nacional.

Centro Cultural Banco do Brasil 

O Centro Cultural Banco do Brasil, ou simplesmente CCBB, localizado na Rua Primeiro de Março, no Centro do Rio, próximo à Candelária, além de apresentar mostras e exposições gratuitas, com a opção de retirada de ingressos no próprio local ou pelo site, é uma excelente escolha para levar as crianças para passear no Rio de Janeiro. 

Além de elas conhecerem um pouco sobre diferentes tipos de arte e história, e terem uma experiência imersiva no salão principal, onde sempre há instalações chamativas, as crianças podem participar de oficinas, visitas mediadas e até mesmo visitas teatralizadas, nas quais atores interpretando personagens de época contam a história de um prédio que, no século passado, era dedicado ao mundo dos negócios.

Algumas das atividades que você vai encontrar no CCBB, em janeiro e fevereiro de 2024 são: 

  • Hora do conto: contação de história da cultura popular e da literatura universal. 
  • Pequenos exploradores: as crianças são imersas em uma aventura de explorar a história do CCBB através de várias pistas envolvendo bilhetes, baús e mapas. 
  • Mobiliário educativo: um espaço no térreo do Centro Cultural em que as crianças podem trabalhar a criatividade relacionando as exposições em cartaz no CCBB. 
  • Histórias pra gente grande: contação de histórias para crianças maiores de 12 anos e para toda família sobre temas como herança africana, amor, diversidade, questões sociais e ambientais. 

Esses são apenas alguns dos eventos que acontecerão no CCBB nos meses de janeiro e fevereiro; para consultar os dias e os horários, verifique a programação educativa  do CCBB e planeje-se. 

Parque Lage 

O Parque Lage, localizado na rua Jardim Botânico, é uma das melhores opções de passeio em família no Rio de Janeiro! É um local ótimo para que os pequenos tenham espaço livre para correr, brincar e também entrem em contato com a natureza, observando animais como macaquinhos e até mesmo peixinhos nos aquários dentro de grutas. Um ponto de grande relevância no Parque Lage é a imponente Escola de Artes Visuais, de frente para a floresta, onde, além de cursos, há exposições abertas à visitação.

Dentro do parque, as crianças podem explorar pontes, lagos, pequenas trilhas e um mirante com vista para o próprio parque. Uma opção perfeita para uma tarde de férias é fazer um piquenique, mas, se preferir, o local também conta com um café e alguns trailers para lanche.

Para incentivar as crianças a praticarem arte na Escola de Artes Visuais, há aulas livres gratuitas durante o mês de janeiro, como colagem e pintura. Confira a programação completa no site da EAV e programe-se!

Espaço Cultural da Marinha 

Outra grande dica de passeio em família no Rio de Janeiro é uma visita no Espaço Cultural da Marinha, no Centro do Rio de Janeiro, localizado na Orla do Conde. Lá, a aventura é garantida, especialmente quando se trata de explorar um submarino de perto, e o melhor de tudo é que os pequenos também podem entrar nele, como verdadeiros mini-marinheiros!  

Além disso, o espaço também tem um navio e até mesmo um helicóptero de guerra. 

E não para por aí, no acervo também há uma variedade de armas e bombas utilizadas pela Marinha do Brasil, proporcionando uma experiência educativa e emocionante para toda a família.

No entanto, ressaltamos que, para garantir a melhor experiência, é recomendável evitar dias de chuva. Em períodos de maré alta, pode ser que a entrada no submarino e no navio não esteja disponível. Portanto, confira as condições meteorológicas antes de planejar seu passeio.

Outro ponto importante: é fundamental destacar que o funcionamento do Espaço Cultural é de terça-feira a domingo, das 11h às 17h, sendo o último acesso permitido até as 16h30. Os ingressos podem ser adquiridos pela internet ou na bilheteria do local.

Dica: após explorar o Espaço Cultural da Marinha, aproveite para visitar gratuitamente o Museu Naval, que está a apenas 8 minutos de caminhada, em frente à estação das barcas na Praça XV.

Museu aeroespacial 

O Museu Aeroespacial da Força Aérea Brasileira, localizado na zona oeste do Rio, mas precisamente no bairro Sulacap, possui um acervo de mais de 10.000 peças, incluindo aeronaves, motores, instrumentos, documentos e fotografias. Para os pequenos que são apaixonados por aviões, com certeza é uma ideia perfeita para um passeio em família no Rio de Janeiro. 

É importante estar atento ao horário de visitação que é somente das 9h às 16h, sendo que os portões são fechados às 15:30h. Mas, a dica é chegar cedo para aproveitar ao máximo os 15.195 m4 do espaço que dispõe de diversas coleções aeronáuticas, entre elas as 137 aeronaves, sua principal atração. Algumas das exposições permanentes são: um salão exclusivo para Santos Dumont, o mobiliário do gabinete de Salgado Filho (primeiro Ministro da Aeronáutica), esquadrilha da fumaça, entre outros. 

E olha que incrível: a entrada no museu é totalmente gratuita! Sendo que, para visitas mediadas, com grupos de pelo menos 15 pessoas, é necessário fazer um agendamento prévio através do e-mail disponibilizado no site do museu. 

Tour no Maracanã

Seu pequeno ou sua pequena ama futebol? Então, essa é uma dica incrível de passeio em família no Rio de Janeiro! Afinal, quem disse que visitar o Maracanã é só assistir a um jogo? Com o Tour Maracanã, é possível explorar todo o estádio por dentro, com direito a conhecer todo seu acervo histórico, sala de aquecimento dos jogadores e itens que pertenceram a grandes jogadores que marcaram a história do futebol, como Pelé, Zico e Garrincha.

Por exemplo, no acervo Zico, o visitante encontra: uma camisa do Flamengo usada em 1979, a faixa de campeão mundial pelo Flamengo em 1981, a bola do último jogo da carreira no Kashima Antlers (Japão) em 1994 e uma chuteira da época em que defendeu a Udinese (Itália), estão em destaque na reabertura do tour.

Além disso, é possível conhecer o gramado do estádio, sendo todo o tour monitorado por guias que contam um pouco mais da história de cada item e local do Maraca. Outros benefícios do tour incluem uma foto personalizada com a bandeira do time do coração do pequeno, um chute a gol, onde a criança pode ter a experiência de chutar um gol no Maraca e ainda ganhar uma medalha ou bola, e assistir a uma partida FLAxFLU com óculos de realidade virtual.

Para comprar os ingressos, basta acessar o site Tour do Maraca ou dirigir-se à bilheteria do local.

Terra dos Dinos 

A Terra dos Dinos é um parque temático de dinossauros que recria o habitat natural, em meio à mata atlântica, com muita história e diversão para a criançada. Esse não é um passeio dentro da cidade do Rio de Janeiro, e sim em Miguel Pereira, no centro-sul fluminense. Saindo de carro do Rio, são apenas duas horinhas para chegar até lá e, é claro, garantir a alegria e a farra dos pequenos! 

O parque conta com 40 modelos de dinossauros em tamanho real, cientificamente comprovados, divididos pelos 3 mais importantes períodos da história da terra: triássico, jurássico e cretáceo. Esses dinossauros também emitem sons e fazem movimentos, assim como os verdadeiros répteis grandões de 65 milhões de anos atrás. 

Se você tem aquela criança apaixonada por aventura, com certeza este é o passeio certo! Pois além dela explorar de perto os dinossauros também vai ter muita diversão com uma tirolesa, que é a maior da região, e a trilha suspensa. Além disso, os visitantes também vão aprender de forma divertida sobre paleontologia, fossilização, espécies de dinossauros e muito mais.

Para a compra dos ingressos, você pode conferir o site oficial do Terra dos Dinos, ou ir na bilheteria do local. O funcionamento do parque no mês de janeiro de 2024 será todos os dias das 9h às 17h.  

Pode chamar a Alpha Driver para seus passeios em família no Rio de Janeiro!

E aí, que tal as nossas 7 sugestões de passeio no Rio de Janeiro para toda a família nessas férias? Gostou de algum? Gostou de todos? É difícil escolher, não é mesmo? Então, chame a Alpha Driver para ir com você, que nós levamos você e toda a sua família, seja qual for o tamanho, para qualquer passeio, com todo o conforto que vocês merecem!

Quando pensar em soluções de transporte no Rio de Janeiro, como transporte executivo e aluguel de van, é só pensar na sua parceira de tour, a Alpha Driver! Temos os veículos mais confortáveis e modernos, de diversos tamanhos, como carros de passeio, vans, mini-vans e até mesmo ônibus para excursões em grupos no RJ. Ou seja, tudo para que as férias sejam simplesmente perfeitas!

Nossos carros possuem ar-condicionado, bancos confortáveis e reclináveis, e nossos motoristas são altamente profissionais e educados. Seu transporte chega na hora marcada.

Escolha o que é melhor para sua família: 

  • Serviço de transporte executivo, carro de passeio: até 5 passageiros 
  • Aluguel de mini-vans: para até 7 passageiros 
  • Aluguel de vans: para até 19 passageiros 

O que está esperando para garantir a diversão e o conforto da criançada nessas férias de 2024? Entre em contato conosco que nós, da Alpha Driver, sua parceira de transporte executivo no Rio, vamos te guiar nessa aventura!

Conheça todas as nossas soluções, visite nossas redes sociais e faça uma cotação agora mesmo. Estamos ansiosos para animar ainda mais as suas férias!

Contato via WhatsApp